5 dicas para curtir o carnaval de forma mais ecológica

capsules-colorful-colourful-984550

A época mais animada para nós brasileiros está chegando, e como muitos ainda têm dúvida sobre glitter ecológico e outros temas relacionados, resolvi fazer esse post com 5 dicas básicas para você poder curtir seu carnaval de um jeito mais sustentável! Vem ver:

  1. Reaproveite/reutilize o que já tiver em casa!blur-clothes-clothing-297367

    Como sempre falo, tudo que já existe é o mais sustentável: sejam fantasias de anos passados, sejam adereços divertidos ou roupas adaptáveis, tudo vale na hora de não consumir mais e ainda economizar um pouco 😉

    Reaproveite fantasias antigas, troque com as amigas e reutilize os apetrechos que já tem em casa, dessa forma você não precisa gastar e nem incentivar a produção desenfreada de produtos carnavalescos! E para complementar, ou mudar um pouco a fantasia que já foi usada outras vezes, mude os acessórios, a maquiagem, e utilize algo do seu guarda roupa que combine com o look que você quer chegar. Pedir emprestado e/ou trocar com as amigas também é sempre uma boa opção!

  2. Confetes orgânicos

     

    A ideia apareceu no começo do ano por aqui e é uma ótima opção para quem gosta de confete – afinal ao jogar os confetes estamos, literalmente, jogando papel no chão!

    E é tão simples que eu fico pensando: como ninguém pensou nisso antes? Basta recolher folhas caídas de árvores e cortar com aqueles cortadores de papel! Recolhendo vários tipos e folhas de cores diferentes, você terá confetes bastante diversos e totalmente ecológicos 🙂 as nossas cidades e o oceano agradecem!

  3. Glitter ecológico

    art-art-materials-background-1191710

    Esse, felizmente, já virou febre! A conscientização em relação ao glitter tradicional – vulgo microplástico que polui os oceanos, mata os animais marinhos e ainda voltam para nosso organismo ao consumirmos frutos do mar – ganhou destaque ano passado e, nesse ano, já temos várias marcas preocupadas em desenvolver glitter ecológico 🙂

    Comprei os meus ano passado na PuraBio, mas esse ano descobri muitas marcas novas que estão fazendo e entregam no Brasil inteiro! Aqui vai uma listinha pra vocês conhecerem e aderirem ao glitter biodegradável:

    Glitter Forever

    Lá do Mato

    Slow Beauty

    Lua Branca Aromas

    Glitra

    Glitter Glitter

    EcoGlitter

    Contém Glitter

    Natural Glitter

    Quem disse, Berenice?

    *recomendo comprarem o gel fixador junto!

  4. Copo de silicone

    Não tem jeito, seja no bloquinho ou nas festas de carnaval, nós sempre consumimos algum tipo de bebida – e elas quase sempre são acompanhadas do copo de plástico. Pra evitar este produto, a melhor solução é o Copo de silicone da @menos1lixo ! Ele é super prático, colorido, e nesse ano chegou com uma novidade: a cordinha colorida pra você poder pendurar/amarrar como quiser e não precisar ficar carregando o copo na mão! (vide fotos acima)

    Essa dica não é só para o carnaval, viu? Compre seu copinho reaproveitável e leve pra vida!

  5. DIY

    fabric-scissors-needle-needles-461035box-business-celebrate-296878

    Já pensou em fazer sua própria fantasia? Ou até mesmo seu próprio glitter?Como falei anteriormente, reutilizar o que já existe é sempre a forma mais sustentável de agir. Transforme aquela camiseta velha encostada no guarda roupa em um top personalizado pra sua fantasia, ou faça aquela calça que você não usa mais virar um shorts cheio de adereços – que você já tenha em casa, se possível – pra sair no bloco de rua! Misture os elementos de fantasias antigas, aproveite roupas que você já tem e deixe para comprar apenas o que for realmente “necessário” – e o que você for usar nos próximos anos de carnaval, Halloween, festas à fantasia e, porque não, no dia a dia! Aproveite que atualmente existem diversos tutoriais na internet e divirta-se na criação das suas peças únicas!

    Outra boa opção é fazer seu próprio glitter ecológico! Sabiam que é super fácil? Achei algumas receitas bem simples na internet, mas a que mais gostei foi a de sal! Aqui nesse post do eCycle tem essa e outras 2 receitinhas de glitter ecológico caseiro!

    Dessa forma, além de economizar dinheiro, você evita o consumo anual (e desenfreado) de artigos de carnaval, que geralmente viram lixo depois e muitas vezes contêm muito plástico na composição. Junte-se com suas amigas, dividam materiais e reciclem roupas/adereços juntas, além de tudo você ainda terá um tempo muito legal com elas 😉

    Essas foram as 5 dicas mais práticas e acessíveis que separei pra vocês, caso tenham mais dicas, compartilhem aqui nos comentários pra nos ajudarmos nesse e nos próximos carnavais?

    Espero que tenham gostado desse post e que possa ajuda-los de alguma forma! Não esqueçam de acompanhar nosso Instagram para novidades, esse ano vamos aumentar a quantidade de conteúdo!!

 

Um comentário em “5 dicas para curtir o carnaval de forma mais ecológica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s