Cruelty Free x Vegano: qual a diferença?

cosmetic-eyeshadow-make-up-208052

O post de hoje vai um pouco além da moda – falaremos, além disso, sobre produtos de beleza também 🙂

Você sabe a diferença dos termos “cruelty free” e “vegano”? Não? Então vamos esclarecer tudo por aqui, agora!

Cruelty Free: não testado em animais;

Vegano: sem ingredientes de animais ou derivados.

A grande dúvida que vem depois de entendermos os termos é: mas um produto vegano não deveria também ser cruelty free? Na nossa opinião pessoal, sim, mas não é o que acontece em todas as marcas, portanto é importante se informar. Existem produtos que apenas não são testados em animais, mas têm ingredientes deles; produtos veganos, porém que são testados em animais; e produtos que não são testados e nem contêm ingredientes de animais e derivados. Mas como saber na hora de comprar?

Existem selos e etiquetas para nos ajudar na hora de escolher o produto que vamos comprar de acordo com nossos valores. Falando sobre maquiagem e cosméticos, os selos – e seus significados – são:

TABELA 1

*Leaping Bunny: programa desenvolvido pelo CCIC para transformar a compra de cosméticos mais transparente e fácil;

*CCIC: Coalition for Consumer Information on Cosmetics – união de 8 grupos de proteção animal;

*PETA: People for the Ethical Treatment of Animals – organização não governamental de ambiente dedicada aos direitos dos animais;

*CCF: Choose Cruelty Free – organização sem lucros, independente, da Austrália, dedicada aos direitos dos animais;

*Não há inspeção: porém, todas as empresas passam por um recredenciamento para comprovar que continuam seguindo os padrões requisitados.

TABELA 2

 

*Vegan Society: ONG/fundo de caridade que serve como guia em diversas áreas do veganismo, além de ser a mais antiga comunidade vegana do mundo;

*Vegan Action: organização sem lucros, que trabalha para eliminar o sofrimento animal e os impactos ambientais através do veganismo;

*PETA: People for the Ethical Treatment of Animals – organização não governamental de ambiente dedicada aos direitos dos animais.

Há também os produtos que contêm a informação “Não testado em animais” ou “Cruelty Free” ou “100% Vegano”, mas por não existirem meios para comprovar que tal informação estampada na embalagem seja real,  você não terá nenhuma garantia que seja verdade.

Agora, falando de roupas e acessórios, que também é uma dúvida bastante comum, temos as seguintes etiquetas e seus respectivos significados (coloquei aqui as artes feitas pela Vicky, do blog Ethical Elephant, que acho ótimas para explicar esses símbolos):

guide-to-vegan-shoes-labels

Nesta primeira imagem, à esquerda, temos os símbolos de materiais não veganos (couro/couro revestido) e, à direita, os símbolos de materiais veganos (tecidos naturais/sintéticos/outros materiais). Portanto, quando quiser saber do que o produto é feito, basta procurar por estes símbolos (ou pela descrição clássica das etiquetas – por exemplo: 100% couro; 90% algodão 10% elastano; 100% poliuretano)

how-to-know-if-shoes-are-vegan-2

Essa segunda imagem é perfeita para ilustrar onde encontrar a etiqueta no seu sapato! Todo par de sapato tem uma etiqueta dessa informando de qual material cada parte é feita (parte externa, parte interna e sola). Se tiver o símbolo de tecido ou o losango indicando outros materiais nas 3 linhas, o produto é vegano! Se tiver algum dos símbolos de couro ou couro revestido, em alguma linha, não é vegano.

Fácil, né? Esperamos que assim vocês consigam comprar melhor de acordo com o que acreditam 🙂

Faremos posts sobre marcas CF e/ou Veganas para vocês no futuro! Vocês gostam desse tipo de conteúdo?

Deixem aqui nos comentários ou no nosso Instagram as dúvidas que tiverem que vamos responder todas! Nos acompanhem por lá pois sempre publicamos informações sobre as marcas do site e novidades!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: