Afinal, o que é Moda Sustentável?

drew-graham-327935.jpg

Olá, pessoal! Sejam bem-vindos ao blog do Angá Store!

Para este primeiro post, pensamos em ir direto à primeira questão que passa na cabeça de muitas pessoas: afinal, o que é “Moda Sustentável”?

Gostamos de dizer que a moda sustentável tem 3 pilares principais, os quais se ramificam em outras partes mais específicas (sobre as quais poderíamos falar por dias aqui, mas esses assuntos ficarão para outros posts, rs). Os 3 pilares são: moda ética, moda eco/orgânica e slowfashion. Já vamos explicar um a um:

  • Moda Ética: essa vertente se preocupa com os direitos dos trabalhadores e com o ambiente e condições em que trabalham (é aquela que luta contra o trabalho escravo nas fábricas responsáveis pela produção das nossas roupas!) – mas, se você for vegano por exemplo, pode considerar que ética também é não testar em animais;
  • Moda Eco/Orgânica: com esses dois nomes possíveis, essa é a vertente que tem como foco o meio ambiente e tem o cuidado de utilizar materiais com menor impacto ambiental (desde os tecidos e aviamentos até as embalagens e formas de entrega) – a moda vegana entra aqui também, por diminuir a transmissão de CO2, por exemplo;
  • Slowfashion: esta última vertente é a que vai na contramão da nossa realidade atual, que preza pela qualidade e não pela quantidade, por peças que vão durar mais que 1 ou 2 estações e não tendências efêmeras que surgem toda semana, por 2 coleções a cada ano e não 10. O slowfashion nos convida a diminuir o passo, pensar, analisar.

Portanto, a moda sustentável nada mais é que a união desses 3 pilares. Ela nos faz enxergar o todo: a sociedade, o meio ambiente e a indústria. Mas, o mais importante, ela nos faz enxergar a nós mesmos e nossas atitudes em relação ao todo.

Nos próximos posts, falaremos mais sobre este assunto, além de outros tópicos como notícias, viagens, receitas, decoração, e muito mais! Mas, por enquanto, absorvam essas primeiras informações e analisem como vocês enxergavam e se relacionavam com a moda até agora e como pretendem continuar. Pensem no impacto que temos e no poder que isso nos traz.

Lembrem-se: moda não é futilidade, é assunto sério e deve ser tratada como tal. No próximo post, falaremos mais sobre isso e explicaremos porquê este tópico deve ser discutido.

Quem tiver dúvidas/sugestões, fique à vontade para deixar nos comentários abaixo! Estamos aqui para compartilhar conhecimentos e experiências, e vamos adorar conversar com vocês 🙂

Sigam-nos também em nossas redes sociais (@angastore) para ficarem por dentro das nossas novidades no site e novos posts aqui no blog!

12 Comments

  1. Parabéns, pelo empreendimento, o mundo precisa muito de pessoas que se preocupe com a União desses 3 pilares. Adorei, aguardarei pela próxima. Sucesso.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: